Pare, Olhe, Preste Atenção – Consciência a Chave Do Emagrecimento

Série Consciência – a chave para o emagrecimento

Pare, olhe, preste atenção.

Gente boa!

 

Iniciamos esta série sobre a chave do emagrecimento – a consciência! Neste artigo o primeiro elemento para deixar sua consciência aguçada: Pare, Olhe, Preste Atenção!

Como assim?

Pois é, engordamos e muito por que não prestamos a devida atenção ao que consumimos e como consumimos.

Na correria do dia a dia a gente acorda já meio atrasado e come qualquer coisa que já estiver pronta por que não dá tempo de preparar nada, ou sai comendo só aquilo que agrada aos “olhos”, que na verdade são manifestações de desejos profundos, frutos de desequilíbrios químicos, físicos, emocionais ou psicológicos.

Às vezes nem dá tempo de comer nada e a gente faz um jejum involuntário, que não tem nada a ver com a técnica do jejum intermitente, sobre qual falaremos mais tarde nesta série.

Chega a hora do almoço e de novo na correria entramos no primeiro self-service disponível e colocamos no prato tudo o que compensa nossas carências...

Cafezinho o dia todo, às vezes com adoçante, como que num lampejo de consciência. Bolachinhas, biscoitinhos, balinhas, chicletes, afinal ninguém é de ferro...

Depois de uma longa viagem a volta pra casa e aí depois de um banho relaxante sim, uma senhora refeição, com tudo o que tem direito.

Bom, se você se identificou no todo ou em parte com essa narrativa, sentimos te informar que algo vai mal com teu corpo que ou já passou do ponto ou está na rota de colisão com a obesidade que assola nosso povo.

Mesmo que você não engorde, os efeitos desse estilo de alimentação narrado aí pra cima é altamente nocivo para o nosso organismo.

Se você está acima do peso, e mais da metade do povo brasileiro está, então é preciso uma atitude para voltar ao peso e corpo ideais.

Essa atitude tem que começar na consciência, senão não tem programa de emagrecimento que resista. Conhecemos muita gente que até já fez a bariátrica, sofreu e sofre pra caramba mas está balofinho de novo!

 

comendo muito
alimento apetitoso

Pera aí!

Quem faz uma bariátrica é por que tem consciência, não?

Não mesmo!

Não falamos da consciência de ser ou não obeso, de estar acima do ideal.

A verdadeira consciência que move a gente para um novo patamar de vida é aquela que nos mostra como estamos distantes do que queremos ser, o que inclui a questão do corpo tanto em termos de peso como de forma, mas não se limita a ele.

É preciso parar, refletir e definir, trazendo para a consciência “o que queremos ser” “por dentro” e “por fora”.

As questões do ser “por dentro” são tratadas em nossa blogosfera pelos sites / blogs SóMenteEu e JusSpiritus e do ser “por fora”, que são as questões do corpo, aqui neste site MeueEu.

Veja no menu principal as opções para emagrecimento, alimentação e modelagem do corpo, ou nos banner que podem estar ao lado ou no rodapé de nossas publicações.

Então voltando ao nosso assunto, para trazer à consciência torná-la de fato parte integrante de nossas decisões alimentares é preciso que se Pare, Olhe e Preste Atenção.

 

Parar

Parar significa deixar de fazer as coisas apenas por impulsos não racionais.

Por exemplo, se você vai mesmo praticar o jejum, entenda o que é e como praticá-lo de forma a contribuir com o organismo de fato. Em breve lançaremos alguns artigos, produtos e serviços sobre essa técnica, como aplicá-la, seus benefícios e riscos. Cadastre-se e não perca o lançamento.

Não admita fazer mais nada sem pensar. Ainda não se paga imposto por pensar....aproveite.

Organize sua vida e reserve alguns minutos, às vezes segundos, para pensar no que vai comer, nos benefícios, nos malefícios, etc...

Olhar

Olhar é uma perigosa ação, pois levanta em nós elementos não cosncientes de desejos.

Olhar com consciência minimiza esses perigos, pois põe cada coisa em seu lugar.

Prestar atenção

E agora sim vem o momento crucial.

Voce parou, olhou para o que está à sua disposição, e agora vê o que?

Uma deliciosa e suculenta feijoada, daquelas que você até baba se descuidar. (se você não for vegano ou naturalista é claro).

Se você trouxer o que vê para a consciência vai ver as gorduras que não deveria ingerir, vai ver os embutidos que nem sempre são recomendáveis, e assim por diante.

Mas você vai deixar de comer a feijoada e trocar por uma salada de alface?

Veja, este não é um artigo de sado-alimentação!

Coma a feijoada, mas só um pouquinho dela, selecionando o que tem menos gordura, aumentando o volume da couve e incluindo uns pedaços de laranja, que é adstringente (ajuda na digestão e na dissolução da gordura).

O mesmo com aquela picanha cheia de gordura.

O mesmo com a sobremesa cheia de creme de leite, o mesmo com o chocolate...

Opa!

Aí mexeu com quem não devia...

Chocolate tem comer...

Ok, mas com moderação, um ou dois quadradinhos por dia e de preferência do meio amargo.

Bem você já entendeu, certo?

Faça uma decomposição técnica do que você está para colocar no seu prato. Só isso já ajuda você a desistir da metade do que você coloca sem nem pensar.

 

stop
para com a correria
perceber
prestar atenção
foco, atenção

Quantidade

Outro aspecto e dos mais importantes é o da quantidade.

Um médico muito amigo nosso dizia sempre que o problema não é parar de comer e sim comer de tudo um pouquinho. Não exagerar em nada. Principalmente em relação aos elementos que tem muito açúcar.

Açúcar é energia pura, que se não for consumida vira gordura!

Mas não se engane. Açúcar não é só aquele pózinho branco docinho. Muitos alimentos tem açúcares embutidos e se a gente não se der conta....

Conhecimento

Se estamos falando de consciência, é preciso saber mais sobre o nosso organismo, como ele funciona, como processa os alimentos, quais alimentos contém o que, etc, etc...

Em nossa série “Alimentos tim, tim por tim,tim”, você saberá muitos desses detalhes. Nao deixe de acompanhá-la.

Nossa proposta aqui é trazer muito material para facilitar sua aquisição de conhecimento a respeito do seu corpo, dos alimentos, de sua mente e de seu espírito.

Por que se você parar, olhar, e prestar atenção, e não tiver conhecimento, informação para poder exercer sua consciência na hora de decidir se come ou não, certamente aqueles desejos sinistros que moram dentro da gente vão fazer com que você escolha de forma errada.

Então aqui vão algumas dicas:

Reflita continuamente no que você deseja para você mesmo

  1. saber o que se deseja é um passo fundamental. Quero ser magra(o). Quero ser fofinha(o). Quero ser gordinha(o).
  2. na hora de fazer qualquer das suas refeições lembre-se desse seu objetivo.

Passe a prestar atenção:

  1. aos horários que você está utilizando para sua alimentação
  2. aos elementos que você está colocando em seus pratos
  3. à relação que esses elementos tem com as informações que você já colecionou e entendeu e internalizou sobre os alimentos e sobre as necessidades de nossos organismos

Busque conhecimento e informação

  1. aqui nos sites de nossa blogosfera temos muita informação
  2. leia e estude sobre o nosso corpo e sobre os alimentos

Aplique métodos de emagrecimento se necessário

  1. muitas vezes basta a conscientização para que você consiga reduzir a ingestão de alimentos, ou passe a ingerir os alimentos de forma mais adequada
  2. outras vezes você precisa de métodos para alcançar seus objetivos. Temos aqui no site a indicação de alguns métodos tanto para emagrecer como para modelar o corpo. Veja no menu principal.

Conclusão

Não saia em busca de métodos de emagrecimento sem a devida conscientização de si mesma(o), senão você poderá apenas perder kilos para encontrá-los ali na frente.

A conscientização também se faz com informação, portanto nutra seu consciente de tudo o que for preciso para que suas decisões alimentares sejam as melhores possíveis para você.

Consciência, sem dietas mirabolantes, sem sofrimento, e você do jeito que deseja ser e estar.

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + dezesseis =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.