Os Segredos do Abacaxi, Cenoura, Acerola e Laranja – alimentos com poderes medicinais

maçã - gente boa

Gente boa!

Este é o quinto de uma série de artigos sobre Os Poderes Medicinais dos Alimentos.

Vamos abordar muitas questões interessantes e sérias sobre os poderes medicinais dos alimentos, especialmente frutas, verduras, legumes, hortaliças e chás.

Parte do material tem como base o livro “100 Sucos Com Poderes Medicinais” do Dr Lelington Lobo Franco, editora Elevação, 2005, SP (encontrado nas livrarias ou até mesmo em pdf para baixar); outra parte é resultado de pesquisas na própria net e com e essas fontes serão sempre citadas quando for o caso.

No primeiro artigo falamos sobre os efeitos do limão (clique aqui para acessá-lo).

No segundo falamos sobre os efeitos do gengibre (clique aqui para acessá-lo).

No terceiro falamos sobre os efeitos da maçã (clique aqui para acessá-lo).

No quarto artigo falamos sobre os efeitos práticos da melancia, do kiwi e do maracujá (clique aqui para acessá-lo).

Neste artigo falaremos sobre o abacaxi, a cenoura, a acerola e a laranja.

"Five for day"

Lembre-se da dica do Dr Lelington Lobo Franco: “5 por dia” para um futuro melhor pra cada um de nós!!!

O que é isso?

É uma campanha para que cada um de nós consuma pelo menos 5 tipos diferentes de frutas e 5 tipos diferentes de legumes e hortaliças, por dia.

Esse consumo tem um efeito preventivo magnífico em nosso organismo, nos livrando de muitas doenças provenientes de toxinas que ingerimos e acumulamos tanto pelas circunstâncias da vida como pela ingestão indevida de alimentos.

maçã - five for day
alimentos medicinais - abacaxi

Abacaxi

Segundo o site http://www.brasilescola.com/frutas/abacaxi.htm o abacaxi é originário da América do Sul porém cultivado em qualquer região quente do globo. Também chamado de ananás, é rico em vitamina C, B1, B6, ferro magnésio e fibras.

Também é conhecido como o rei dos frutos, mas muito mais porque possui uma coroa do que pelas suas propriedades.

por causa dos seus aspectos espinhosos, no Brasil é sempre comparado a algo de resultado não muito bom.

Visite o site e descubra outras curiosidades se desejar.

Aqui vamos abordar a eficácia de sua utilização em sucos para o tratamento e prevenção de muitas situações do dia a dia.

Ele é altamente digestivo, combate a prisão de ventre e é anti-inflamatório.

Além as vitaminas é também rico em potássio, fósforo, selênio, ferro, magnésio e manganês.

E acima de tudo, o suco de abacaxi é anti-inflamatório, ajuda a desobstruir as vias respiratórias, e tem ação mucolítica ajudando a dissolver o muco ou catarro dos pulmões favorecendo a expectoração.

Seguem alguns exemplos:

Na prevenção e tratamento da anemia bata no liquidificador e sirva gelado: 2 cenouras picadas, 1 abacaxi pérola, meio litro de água, e adoce à vontade. Peneire se necessário.

No combate à asma e laringite: 250gr de abacaxi ( 1 fatia), 1 colher de chá de gengibre ralado, 10 folhas de hortelã, 1 copo de água e 1 copo de mel. Bata no liquidificador e beba 3 vezes ao dia entre as refeições. Peneire se necessário.

Na ajuda à digestão bata 2 rodelas de abacaxi com 6 folhas de hortelã e 1 copo de água, adoçando a gosto e servindo com gelo. Esse suco também é remineralizante.

Ainda na ajuda da digestão cozinhe 4 rodelas de abacaxi picadas, 1 litro de água, 3 anis estrelados e 6 cravos da índia. Cerca de 10 minutos de fervura. Adoce a gosto e sirva quente com bolachinhas!!!

Para aumentar a energia, bata meia fatia de abacaxi, 1 fatia de mamão, 5ml de xarope de guaraná, e 1 copo de água de coco. Tome 2 vezes ao dia.

alimentos medicinais - exemplos sucos abacaxi

A Cenoura

Originária da Ásia e Oriente Médio a cenoura não tinha essa cor alaranjada que conhecemos atualmente e sim uma cor roxeada, parecida com a cor da berinjela.

No século 17 é que teve seu cultivo desenvolvido na Europa e quando foi obtida a variedade de tom alaranjado que conhecemos atualmente e que tem a preferência em todo o mundo embora a variedade primeira ainda seja cultivada ( veja http://www.i-legumes.com/beneficios-saude/cenoura_historia/ ).

A cenoura é rica em betacaroteno, pró vitamina A, ajudando nos tecidos celulares e na visão.

Também é uma varredoura de radicais livres (que degeneram as artérias e causam doenças como câncer e diabetes).

Contém minerais, vitaminas e fibras que ajudam no trânsito intestinal e protegem contra o câncer de pulmão e ajudam a eliminar o ácido úrico.

cenoura
alimentos medicinais - suco cenoura

Seguem alguns exemplos:

No combate ao ácido úrico centrifugar meia cenoura e meio pepino misturando o suco com 1 copo de água mineral ou de coco.

Como antienvelhecimento das células e na prevenção do câncer e da anemia, bata meia cenoura, 1 kiwi, 1 copo de água de coco, adoce a gosto e tome duas vezes ao dia após as refeições principais.

Para combater a asma e a bronquite, bater no liquidificador 2 ramas de agrião, meia cenoura, suco de 1 laranja, 1 colher de sopa de mel de eucalipto e meio copo de água.

Para tosse, asma e afonia, bata 1 cenoura, 1 colher de gengibre picado, 2 ramas de hortelã e 1 colher de sopa de mel de eucalipto. Peneire e tome 20ml várias vezes ao dia.

Para diminuir o colesterol, bata meia cenoura, meia maça, 5 gr de gengibre, 2 ramos de salsinha e 1 copo de água. Tome 2 vezes ao dia entre as refeições.

alimentos medicinais - laranja

A Laranja

Originária da Índia e proximidades a laranja é conhecida pelo seu baixo valor calórico e por adaptar-se a vários tipos de solo com facilidade.

É rica em vitaminas A, B, C e ainda cálcio, fósforo, fibras, flavonóides, óleos e ferro. Contém também glutationa, enzima crucial na defesa do organismo.

São variadas espécies com acidez e sabores parecidos porém distintos.

Seu consumo deve ser imediato após o corte pois principalmente a vitamina C se oxida rapidamente perdendo as propriedades essenciais. ( veja https://brasilescola.uol.com.br/frutas/laranja.htm ).

Seu suco é normalmente um meio para liquidificar outros componentes alimentícios, porém pesquisas recentes evidenciam que o suco filtrado de qualquer fruta, incluindo a laranja, ingerido sozinho é altamente prejudicial ao nosso organismo, especialmente para o nosso fígado. (Veja aqui a opinião do Dr Lair Ribeiro sobre o assunto) (ou a opinião do Dr Uronal Zancan aqui) .

O problema está na frutose, o açúcar das frutas, que entra no organismo de forma direta e provoca mais mal do que bem se consumido sem as fibras que neutralizam o efeito da frutose “pura”.

Por isso dê preferência à ingestão dos sucos aqui sugeridos sem peneirá-los. Só faça isso na impossibilidade total de ingestão sem peneirar ou então nem tome o suco.

É preciso agregar sempre uma ou mais fibras nos sucos de frutas que ingerimos.

No caso do suco de laranja, não esprema a laranja em espremedores mas sim em centrífugas ou liquidificador retirando apenas a casca e as sementes e aquelas partes branquinhas do meio dela.

Seguem alguns exemplos:

Constipação intestinal ou prisão de ventre, centrifugue uma laranja e um caqui. A laranja sem casca e sem sementes e o caqui sem as sementes.

Ainda para a prisão de ventre, utilize 3 laranjas descascadas porém deixando a parte branca da casca, que é rica em pectina. Retire as sementes e centrifugue.

Para a digestão, emagrecimento e prevenção em geral, consuma laranjas com o bagaço, nunca somente o suco (veja explicação acima sobre a frutose).

Para a pressão alta, prepare um suco de 2 laranjas centrifugadas com 50g de suco de babosa. Adoce com stévia.

Para ajudar nas infecções prepare um suco de 3 laranjas com 3 kiwis (sem casca) e 500 ml de água. Liquidifique e tome sem moderação.

Como um Antivírus, especialmente para crianças, meia maça, uma laranja e um copo de água de coco. Bata no liquidificador e beba pela manhã.

alimentos medicinais - suco laranja

A Acerola

Nativa da América Central, do Sul e Caribe, conhecida como a cereja das Antilhas, é muito rica em ácido ascórbico, mas também em vitamina A, B1, B2, B3, cálcio, fósforo e ferro. Quando plantada em solo com constante irrigação pode dar o fruto o ano todo.

Este só dura dois dias no pé após seu estágio de “maduro”. ( veja https://brasilescola.uol.com.br/frutas/laranja.htm ).

Ajuda a reduzir os níveis de histaminas que circulam no sangue e é anti-inflamatória.

alimentos medicinais - acerola

Vejamos algumas utilizações:

Para aftas ou úlceras aftosas prepare um suco centrifugado ou batido no liquidificador com 3 frutas para cada copo de água. Se necessário adoçar utilize stévia.

Para ajudar no combate à arteriosclerose, bata em liquidificador 50g de polpa de acerola com um copo de água e uma colher de sopa de óleo de girassol. Tome duas vezes ao dia.

Para proteger das gripes de inverno ou ajudar no combate às infecções, prepare um suco com 200 g de polpa de acerola, um mamão papaia sem sementes e 500 ml de água, batendo no liquidificador, ingerindo logo após o preparo.

Ela também é utilizada em muitos outros sucos já apresentados aqui como exemplos em outras frutas e legumes.

São muitas as aplicações do abacaxi, da cenoura, da acerola e de laranja.

Aqui apresentamos apenas alguns exemplos pra que você aprofunde sua consciência em relação aos alimentos naturais e fique estimulado a pesquisar e identificar aplicações que se adequem aos seus casos próprios ou de seus familiares e conhecidos.

Mais uma vez fica aqui a dica “5 por dia”. Experimente implementá-la.

No próximo artigo: Abacate, Água de Coco, Pepino, Gengibre, Brócolis.

alimentos medicinais - acerola

Conheça algumas opções de receitas saudáveis, deliciosas, práticas... clique nas imagens abaixo

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

um + catorze =

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.