Os Segredos da Melancia, do Kiwi e do Maracujá

maçã - gente boa

Gente boa!

Este é o quarto de uma série de artigos sobre Os Poderes Medicinais dos Alimentos. Vamos abordar muitas questões interessantes e sérias sobre os poderes medicinais dos alimentos, especialmente frutas, verduras, legumes, hortaliças e chás. Parte do material tem como base o livro “100 Sucos Com Poderes Medicinais” do Dr Lelington Lobo Franco, editora Elevação, 2005, SP (encontrado nas livrarias ou até mesmo em pdf para baixar); outra parte é resultado de pesquisas na própria net e essas fontes serão sempre citadas quando for o caso.

No primeiro artigo falamos sobre os efeitos do limão (clique aqui para acessá-lo).

No segundo falamos sobre o gengibre (clique aqui para acessá-lo).

No terceiro sobre a maçã (clique aqui para acessá-lo).

Neste artigo falaremos sobre os efeitos práticos da melancia, do kiwi e do maracujá.

 

"Five for day"

Lembre-se da dica do Dr Lelington Lobo Franco: “5 por dia” para um futuro melhor pra cada um de nós!!!

O que é isso? É uma campanha para que cada um de nós consuma pelo menos 5 tipos diferentes de frutas e 5 tipos diferentes de legumes e hortaliças, por dia. Esse consumo tem um efeito preventivo magnífico em nosso organismo, nos livrando de muitas doenças provenientes de toxinas que ingerimos e acumulamos tanto pelas circunstâncias da vida como pela ingestão indevida de alimentos.

 

maçã - five for day
alimentos medicinais - melancia

A Melancia

Originária da África, com registro de sua colheita nos hieróglifos egípcios, é rica em elementos essenciais como o licopeno que varre radicais livres de nosso organismo ajudando na prevenção do cancer. Seu suco incluindo as sementes ajuda na eliminação mais rápida do ácido úrico do organismo facilitando a passagem de água pelos filtros renais. No site http://www.melancia.com.br/ você encontrará muitas curiosidades sobre essa fruta que chega a ser de certa forma exótica, não acha? Também no site www.frutasnobrasil.com são muitas as informações sobre frutas em geral, especialmente as encontradas aqui no Brasil.

Ela ajuda no tratamento e prevenção de reumatismos, febre, vermes, obstruções renais, limpa estômago e intestinos e atua nas enfermidades das vias urinárias, e também recomendada para artrite, obesidade, bronquites, acidez e outros.

Ela é um dos elementos naturais que ajudam no combate a inúmeras doenças e situações de prevenção em nosso organismo.

 

Seguem alguns exemplos:

Contra o ácido úrico, bata rapidamente 2 xícaras de polpa de melancia com sementes com 1 copo de água de côco ou mineral, coando, adoçando a gosto e ingerindo de imediato.

Para desintoxicar seu organismo e repor suas vitaminas e ainda prevenir o cancer bata 200 g de melancia, 1 maçã sem casca e suco de 1 limão com um pouco de água gelada. Tome à vontade.

Como remineralizante, bata 1 xícara de polpa de melancia bem madura com 250 ml de água, adoçada a gosto.

alimentos medicinais - exemplos sucos

O Kiwi

Originário da China porém desenvolvido na Nova Zelândia a partir de 1970 (http://poderdasfrutas.com/ ), é extremamente rico em vitamina C, sem colesterol, antioxidante, antianêmico e digestivo. Veja mais detalhes no artigo http://vidaenutricao.wordpress.com/2008/12/13/kiwi-propriedades-medicinais/ .

Como um dos elementos naturais ajuda no combate a inúmeras doenças e situações de prevenção em nosso organismo.

kiwi
alimentos medicinais - suco kiwi

Seguem alguns exemplos:

Como anti-envelhecimento das células e na prevenção do cancer e da anemia, bata meia cenoura, 1 kiwi, 1 copo de água de côco, adoce a gosto e tome duas vezes ao dia após as refeições principais.

Para fortalecer o sistema imunológico, ou nos casos de infertilidade masculina, ou ajudar nos casos de impotência sexual descasque 4 kiwis, retire as sementes de 2 maçãs e extraia o suco puro numa centrífuga com 1 ou 2 copos de água. Adoce e tome de imediato.

Contra a impotência sexual, bata 3 kiwis sem casca, 2 copos de água, 1 mamão papaya médio sem sementes, e adoce a gosto.

No auxílio de infecções, bata em liquidificador 3 kiwis sem casca, suco de 3 laranjas e 500 ml de água, adoce a gosto.

Como anti radicais livres, bata 1 kiwi, 2 ramos de brócolis, 1 couve de bruxelas, 1 folha de couve, 1 copo de água de côco ou água mineral, adoce e tome duas vezes ao dia.

alimentos medicinais - maracujá

O Maracujá

Originário da América Tropical, seu nome em indígena significa comida que vem da cuia. Em mais de 150 espécies, a maioria ornamentais, é uma trepadeira com flores exóticas de coloração roxa, chamadas e conhecidas como flores da paixão e muitos outros (http://www.pousadadascores.com.br/hortifrutigranjeiros/maracuja.htm ).

Contém substâncias capazes de atuar no sistema nervoso central, semelhantes aos modernos neurolépticos (tranquilizantes utilizados no tratamento de doenças mentais), sendo muito utilizado na prevenção e tratamento de situações de stress, depressão, pânico, e muitas outras (veja aqui: http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/maracuja.html ).

Vejamos algumas utilizações:

Para ajudar no combate à depressão, faça um chá com duas folhas de limoeiro (limão), 3 folhas de maracujá, 5 g de camomila, jogando 2 copos de água fervente sobre essas folhas e abafe por 10 minutos. Junte num liquidificador esse chá, 20 ml de suco de uva, 20 ml de suco de maçã, 20 ml de suco de maracujá. Tome esse suco pela manhã, à tarde e à noite e não será preciso nem contar os carneirinhos....

No combate à pressão alta o suco natural de maracujá, batendo a polpa do maracujá com água e adoçando a gosto.

Para um sono tranquilo, suco de meio copo de maracujá com meio copo de água, batido com as cascas de 3 limões e 2 g de gengibre, adoçado a gosto e consumido antes de dormir.

 

São muitas as aplicações da melancia, do kiwi e do maracujá. Aqui apresentamos apenas alguns exemplos pra que você aprofunde sua consciência em relação aos alimentos naturais e fique estimulado a pesquisar e identificar aplicações que se adequem aos seus casos próprios ou de seus familiares e conhecidos.

Mais uma vez fica aqui a dica “5 por dia”. Experimente implementá-la.

No próximo artigo: Laranja, Acerola e outras frutas.

alimentos medicinais - maracujá

Conheça algumas opções de receitas saudáveis, deliciosas, práticas... clique nas imagens abaixo

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.