Alimentação – uma assombrosa e maravilhosa química

Gente boa!

Não há dúvida alguma.

O que acontece com nosso organismo desde o momento que idealizamos, desejamos, pensamos um prato, passando pelos momentos de confecção, aquisição e/ou montagem desse prato até o “grand finale” da degustação, é assombrosamente maravilhoso!

Uma química fantástica que gera saciedade, felicidade e prazer.

E veja só. Sabe esse prato aí que você está vendo agora diante de seus olhos mentais, não necessariamente os olhos físicos? Esse prato tem até cheiro e você já está sentindo o sabor dele...

Esperamos que você faça isso com consciência senão você já é ou vai virar um glutão.

Se o seu caso é o desespero pela comida, não se assuste. Existe tratamento. Acompanhe aqui duas de nossas séries: “Alimentação e Consciência”, e “Consciência – a chave do emagrecimento”. Nelas você terá mais informações sobre essa e outras questões. Cadastre-se no final desta página e receba as notícias sobre o lançamento e sequências dessas séries.

Mistério

Voltando ao tema. Um grande mistério até mesmo para os mais bravos cientistas de nossa época. Esse é o mistério da alimentação.

Corpo, mente e espírito ficam saciados com uma alimentação.

Quanto mais saudável ela for, mais bem nutrido fica todo o ser.

O pensar, o desejar de um prato específico já nos remete à escutar nosso ser e perguntar: por que você quer esse prato?

Pode ser só um desejo comum sem nenhum problema psicológico, ideológico, ou outro ...lógico da vida.

Mas também pode ser o sinal de que existe alguma necessidade não suprida. Algo que seu ser está solicitando. Pode ser a ansiedade ou gula que já citamos, mas também pode ser simplesmente a falta de um elemento químico, presente naquele tipo de alimento, que o nosso corpo sabe e conhece, mas que não diz em palavras mas em desejos e pensamentos.

Fala sério! Não da´vontade?

bolo com morango

Conhecimento

 

Por isso é importante conhecer o básico da composição dos alimentos, seus efeitos e impactos no nosso organismo, seus componentes e respectivas ações e reações. Se você tem interesse nesse tipo de informação acompanhe nossa série “Alimentos, tim, tim por tim, tim”.  Nela apresentamos um resumo do que acontece no nosso corpo e dos compenentes dos principais alimentos que ingerimos.

Prestar a atenção ao que o corpo fala através dos desejos é um segredo de quem vive numa boa. O problema é se você só quer comer pizza de dia e de noite, todo final de semana, no almoço, no jantar, etc.... Sabe aquele descontrole de necessidade. Procure um médico endocrinologista de largada, antes mesmo do psicólogo ou psiquiatra, por que às vezes é só um descontrole químico no seu organismo que pode até ser resolvido com alimentos e não com remédios.

Para os que não estão em ansiedade, é uma prática muito legal prestar atenção ao que o corpo está falando.

Olha agente publica pelo menos um texto por semana. Cadastre-se abaixo e receba a informação dessas publicações de primeira.

Depois do cadastro continue lendo que tem mais assunto interessante!

Quimica na alimentação

Quimica na alimentação

Química

 

A química do corpo reage já no primeiro pensamento a respeito de um prato.

Reage quando pensamos nele. Quando o confeccionamos ou o adquirimos, e assim vai.

Quem cozinha gostando de cozinhar, sabe o quanto de prazer existe na produção de alimentos, especialmente se você desejou, pensou, elaborou, e conduziu todo o processo de cocção...

Se você não gosta de cozinhar, ou você passa a comprar tudo pronto, ou você se conscientiza do bem que está fazendo para você mesmo e para todos os que vão saborear suas produções culinárias. Veja nosso artigo sobre o efeito das palavras e sentimentos em nossa série “Uma poderosa revolução” no blog www.justspiritus.com que faz parte de nossa blogosfera.

A química que você transmite para suas produções culinárias afeta o resultado das mesmas e afeta todos os que a consomem. Portanto produza alimentos com alegria, satisfação, bom humor, mesmo quando dá uma queimadinha no fundo da panela. Arrume as produções com beleza e arte. Exerça a “Arte Culinária”. Não apenas cozinhe.

Do ponto de vista apenas físico, os ingredientes de uma alimentação possuem elementos que provocam as reações químicas em nosso organismo e extraem desses elementos tudo o que o organismo precisa. Mas às vezes extrai também toxinas e outros componentes não tão benéficos e não tão benvindos.

"metamorfose ambulante"

metamorfose

Consciência

 

Novamente conhecer um mínimo, um básico sobre o que se consome é o primeiro passo para uma alimentação consciente.

O conhecimento que é fruto das experiências vividas com as informações é que pode trazer à consciência uma nova forma de pensar e ver a alimentação e a partir daí modificar o “modus operandi” alimentar de cada um de nós. (veja nossos artigos sobre conhecimento e informação no nosso blog www.somenteeu.com ).

Somos um organismo químico ambulante! Uma usina. Ou parafraseando alguém “Uma metamorfose ambulante”.

É tão forte esse processo que fica até difícil separar a alma do corpo. Os sentimentos mais amplos também tem uma parcela de química. Muito depende do estado físico geral do nosso corpo.

Talvez até pudéssemos dizer que muito dos sentimentos depende de uma boa alimentação.

Efeitos

Efeitos

Maravilhosa e assombrosa

 

Extraordinário e assombroso tudo isso.

E nos leva a refletir nos efeitos que a má alimentação e até mesmo a falta dela produzem nas pessoas vitimadas com essa falta, qualquer que seja o motivo.

Com certeza cada um de nós já viu ou presenciou cenas onde a ausência da alimentação se fez presente.

E não estamos falando somente da miséria, daqueles que não tem mesmo o que comer. Tem muita gente que adoecido fica restrito a certos tipos de alimentação. Muita gente que não poderá jamais satisfazer aquele desejo que mencionamos no início deste texto.

Tudo na vida tem dois lados. O bom e o ruim. Temos que sempre fazer opções sobre para qual deles vamos dar maior atenção. Não podemos ser inocentes em relação ao outro lado, mas temos que escolher.

Preferimos escolher o lado bom, sem desprezar o ruim no sentido de achar que ele não existe.

E você?

Se você pode, ajude outros a ter o que comer, pois a química gerada a partir daí tem uma dimensão que a gente não consegue visualizar ou nem mesmo imaginar.

Escolha para você a alimentação saudável, aquela que colocará em seu corpo os melhores ingredientes, os menos tóxicos. Tem que parar de comer? Não, nunca, mas modere e reflita sempre sobre o que você está ingerindo.

São muitos os artigos, os serviços e produtos disponibilizados aqui no site sobre uma alimentação saudável. Conheça-os clicando nos banners, páginas e posts específicos.

Alimentação saudável não é só o composto de frutas, legumes, verduras, etc... mas também o gosto, o paladar, o desejo de algo sem abusar; a consciência dos próprios limites, físicos, mentais ou espirituais.

Alimentação saudável é tudo o que faz bem para gente como um todo. Pode ser alimentando o corpo. Pode ser alimentando a alma, a mente. Pode ser alimentando o espírito.

Por isso nossa visão holística de sempre encarar o ser como um todo, corpo, mente e espírito. E também por isso essa blogosfera com tantos assuntos ligados a esses três pilares para uma vida saudável.

Divirta-se, alimente-se, curta a vida, no corpo, na mente e no espírito.

que tal uma panqueca de batata?

panqueca de batata

Além disso quando você se cadastrar, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.