Olha só – Tonificação: Músculos Fortes e Bonitos

Fitness

Tonificação Muscular!

Gente boa!  Tudo bem?

Neste artigo vamos aprofundar um pouco mais nossas informações sobre um dos benefícios do Fitness: a tonificação muscular. Como já mencionamos em outros artigos, buscamos sempre as melhores fontes de informação pra que você possa sempre decidir com consciência. Vamos lá?

 

Tonificação muscular - do que estamos falando

Fitness

Do que estamos falando quando falamos sobre tonificação dos músculos?

            Tonificar os músculos é um processo composto de exercícios físicos e alimentação orientada para alcançar o tensionamento das fibras musculares desenvolvendo uma força muscular com objetivos preventivos e de bem-estar. As fibras musculares são responsáveis pela manutenção do esqueleto e pelo deslocamento do corpo (com ou sem o carregar de objetos).

            Todo mundo pode através da tonificação muscular voltar a praticar uma atividade esportiva (lentamente e com orientação profissional), reequilibrar sua silhueta e enrijecer todas as partes do seu corpo. Pode ser considerada uma prática esportiva e está ao alcance de todos com a aquisição de conhecimentos e capacidades para manter e desenvolver a tonicidade do corpo sem aparelhos de musculação (apenas alguns pequenos equipamentos) com o uso quase que exclusivo do peso do próprio corpo.

            Embora quem mais pratique a tonificação muscular sejam as mulheres, essa prática é direcionada a qualquer pessoa em qualquer idade, mas é especialmente recomendada àquelas pessoas sedentárias que não praticam nenhuma atividade física ou esportiva regularmente.

Tonificação muscular - Vantagens e Frequência

Fitness

 

 

Vantagens e frequência da tonificação

            Tem efeitos não somente sobre uma parte do seu corpo mas sobre ele todo, todo o conjunto e se diferencia dos exercícios convencionais que somente focam uma parte do corpo que recupera então belas formas e o hábito de movimentar-se possibilitando de forma gradual a volta ao esporte, a recuperação de um visual elegante e o enrijecimento de todo o corpo (abdomem, glúteo, braços, peito, etc...).

            Como diz o ditado “não há almoço de graça”, portanto é necessário praticar com regularidade e ritmo uma série de exercícios pra que você veja em si mesmos os resultados desejados. Pode ser praticada numa academia ou em casa com ou sem equipamentos.

            O ideal é sempre buscar orientação profissional, seja por meio da internet, como oferecemos aqui no site ou pessoalmente em uma academia.

 

Cuidando da Alimentação e Disciplina

Fitness

 

       Cuidando da Alimentação e disciplina

            Outro fator muito importante para se obter o corpo desejado é a alimentação.

            E não se trata de entrar em dietas aborrecedoras e escravizantes, mas de se obter uma consciência de como cada tipo de alimento influencia nosso organismo. E tudo isso em função de nossos objetivos fisioculturais.

            E finalizando o assunto tem a disciplina, a persistência.

            Afinal a gente gastou um tempão “deixando” nosso corpo ficar como ficou, então é preciso vontade, força de vontade, disciplina e persistência para colocar em prática as atividades físicas e alimentares que vão transformar nosso corpo num “corpo sarado".

Um resumo pra você

Fitness

 

            Veja abaixo um resumo que fizemos pra você:

Tonificando seu corpo em 5 detalhes

(Baseado no artigo http://pt.wikihow.com/Tonificar-seu-Corpo-Rapidamente de Rafael Bemerguy.)

Resultados rápidos, musculatura definida, energia e explosão pra treinar.

 Nada de drogas. Apenas Empenho e Dedicação.

         Exercícios realistas e rotineiros – o pior de tudo é a frustração de não alcançar objetivos traçados. Por isso quando você quiser tonificar seu corpo trate de definir metas e objetivos que você possa realmente alcançar. Não adianta pensar em fazer exercícios 2 horas por dia se na sua rotina quase não tem espaço para um cafezinho! Mas também não adianta ficar preso à sua agenda cheia e não conseguir abrir espaços para uma rotina de exercícios. Comece com pouco e não exagere, principalmente se você está parado a muito tempo. Assuma um compromisso com você mesmo. Se for necessário busque uma academia perto de casa ou do trabalho (isso pode ajudar na implantação de uma rotina).

            Se você nunca fez musculação antes, vai demorar um pouquinho mais de tempo pra ver os resultados em relação a quem eventualmente já praticou antes, mas não desanime pois também não é tanto tempo assim... Por incrível que pareça, a principal chave do sucesso é obter 8 horas de sono diário, dos bons. Mas não ficam atrás o treinamento das partes certar do corpo nas horas certas acompanhados de uma dieta adequado ao tipo de treinamento escolhido. E porque a chave é um bom sono? Porque a musculatura cresce enquanto você dorme! Simples assim. Além disso o sono evita o ficar dolorido e a fadiga muscular.

         Dieta adequada – uma dieta simples, saudável e adequada ao tipo de exercício praticado ajuda e muito no alcance de seus ob jetivos. Suplementos são apenas suplementos, jamais esqueça-se disso. A escolha é pessoal, mas lembre-se que são poucos os que se pode adquirir legalmente e que realmente trazem algum benefício. E esse benefício só será conseguido se você tiver uma dieta adequada e praticar muito exercício e puder ter noites de sono recuperadoras. Fora dessa situação fique muito longe dos suplementos.

            Também afaste-se das dietas sem valor nutritivo e cheias de açúcar e sódio (como os fast-food da vida). Cuidado com os carboidratos que podem se transformar em gordura se não forem queimados rapidamente e consuma gorduras sempre acompanhadas de proteínas e fibras. Um multivitamínico pra você sentir-se mais fortalecido na hora da academia cai bem. O ideal é procurar orientação profissional: nutricionistas, nutrólogos, personal trainners..... especialmente para o uso de suplementos.

         Excesso de treino – o excesso pode produzir lesões, portanto muito cuidado especialmente com o levantamento de pesos. Os exercícios cardiovasculares podem ser diários, especialmente para livrar-se “daquelas gordurinhas”, mas se combinados com os de musculação, devem ser feitos após estes.

            Aqui sim é muito importante a orientação profissional. Veja as alternativas de produtos e serviços voltados ao emagrecimento com exercícios físicos tanto sob a ótica do fitness como a de emagrecimento aqui neste site. São profissionais renomados que oferecem seus programas e métodos testados e aprovados por milhares de pessoas.

         Um Plano – de 2.a a 5.a treine fazendo exercícios para o peito, tríceps e ombros. Na 3.a e na 6.a exercite as costas e os bíceps. Na 4.a treine as pernas e faça um pouco de cardiovasculares.

            Este é apenas um exemplo de um plano de exercícios, mas você deve desenvolver e planejar o seu, diante da sua condição atual, de onde você quer chegar e das possibilidades e disponibilidades que você tem no momento.

         Peça ajuda – a maioria das academias e clubes de fitness tem profissionais que podem te orientar e te ajudar a treinar de forma mais eficiente tirando o máximo proveito de seu tempo e do seu corpo e ainda pode monitorar seu progresso. Lembre-se da dieta e do descanso.

            Você também encontrará auxilio e apoio na internet. Como já mencionei acima aqui no site temos várias alternativas em produtos e serviços com profissionais sérios e renomados no Brasil e exterior.

Dicas Finais

  1. Não treine em excesso.
  2. Não é isso que te dará músculos maiores e mais fortes.
  3. E você ainda poderá exaurir sua musculatura com lesões, até mesmo crônicas, que no final acabarão por limitar sua capacidade de treinar e alcançar seus objetivos.
  4. Não existe uma fórmula mágica. Dê tempo ao tempo.
  5. Use os suplementos de forma correta e com orientação profissional.
  6. Boas noites de sono: fundamental para recuper o esforço e deixar a musculatura crescer.
  7. Dietas saudáveis e adequadas à sua situação e objetivos.
  8. Um bom plano: pesquise, obtenha e siga-o.
  9. Um parceiro de treino é motivação mútua!
  10. Para tonificar é necessário gostar e ser perseverante.

 

Aviso Sério

Fitness

 

Aviso Sério - VIGOREXIA

         Vigorexia – a doença do corpo perfeito presente em pessoas que nunca estão satisfeitas com o corpo e passam a cometer exageros. É tão perigosa quanto a anorexia. Essas pessoas se entregam a horas e horas de exercícios e suplementos. Nosso corpo tem limites e é preciso respeitar esses limites. A tonificação muscular exige muito esforço mas também depende da genética portanto não cometa excessos ou você acabará no divã!!!

 

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *