Muitos Bolos em Uma Só Receita – Não Perca

Muitos bolos em uma única receita

Olá Gente boa!

Apesar de abordar aqui no site várias questões sobre emagrecimento e alimentação saudáveis hoje queremos falar sobre uma de nossas paixões: BOLO.

Não que os bolos sejam alimentos prejudiciais à saúde, mas devem ser consumidos comedidamente, apesar de quase sempre serem deliciosos....

Sejam bolos simples para o café da manhã ou para acompanhar o chá da tarde, sejam bolos recheados e/ou com coberturas simples ou sofisticadas.

Gostamos de ter em casa sempre um bolo para finalizar as refeições da manhã e da noite (às vezes também acompanhando o cafezinho pós-almoço).

E como gostamos muito deles nós mesmo os fazemos. Desde os simples para o dia a dia como os sofisticados para os aniversários e eventos especiais.

Vamos compartilhar com vocês hoje uma receita básica que utilizamos na maioria das vezes e que é muito rápida de se fazer – apenas 12 minutos de preparo e de 35 a 45 minutos de forno.

Ingredientes:

MASSA:

4 ovos inteiros

2 xícaras de açúcar

1 colher de sopa de fermento em pó

2 xicaras de farinha de trigo

1 xicara de fubá ou amido de milho (maizena) ou chocolate em pó

meia xicara de óleo

meia xicara de suco de goiaba puro (sem misturar água)

meia xicara de água

COBERTURAS:

De chocolate:

8 colheres de sopa de açúcar

6 colheres de sopa de chocolate em pó

15 gramas de margarina em tablete

2 a 4 colheres de sopa de suco de goiaba ou de maracujá (sem água), podendo ser também de café preto bem forte ou outro sabor de suco a seu gosto (já testei muitos deles e os melhores são os citados acima; os de caju e manga ficam bem esquisitos)

leve tudo ao fogo até ferver e derreter a margarina e despeje sobre o bolo ainda quente ou morno.

Dependendo do tipo de chocolate utilizado é necessário adicionar mais líquido e reduzir o açúcar (nescau e toddy já são adoçados). A cobertura seca sobre o bolo na medida do açúcar adicionado.

Açucarada:

4 colheres de sopa de açúcar

suco de 1 limão taiti ou 1 laranja pera

misture e coloque sobre o bolo quente

Leite condensado:

meia lata de leite condensado

suco de meio limão taiti ou suco de maracujá (sem água)

misture a despeje sobre o bolo (morno ou frio). A quantidade de suco pode endurecer o leite condensado em ponto de mousse. Adicione lentamente até o ponto desejado.

Brigadeiro mole:

Leite condensado e chocolate em pó misturados a gosto cf sua melhor receita de brigadeiro.

Chantily:

creme de leite fresco (siga as instruções da marca adquirida)

RECHEIOS:

Doce de leite puro ou com chocolate misturado com nozes ou amêndoas ou avelãs ou castanhas do pará ou amendoim (todos picados ou moidos). O doce de leite pode ser de leite condensado cozido na lata em panela de pressão por 50 minutos após o levantamento da pressão (NÃO ABRA A LATA ASSIM QUE COZINHAR – é muito quente e pode espirrar te queimando muito e de maneira bem feia).

Geléia de laranja com uma pitada de canela em pó e de cravo em pó

Maça picada e cozida com canela e açúcar a gosto

Abacaxi em cubos cozido com açúcar e vinho tinto a gosto

Aplicar qualquer desses recheios após retirar o bolo do forno. Deixe esfriar por uns dez minutos antes de desenformá-lo. Corte ao meio e recheie a gosto.

MODO DE FAZER:

Bata em liquidificador ou batedeira os ingredientes na seguinte ordem:

os ovos com o açúcar

acrescente o óleo

acrescente o suco de goiaba

acrescente o fermento em pó

acrescente o fubá ou amido de milho ou chocolate em pó

acrescente a água

acrescente a farinha de trigo

despeje em forma untada e asse em forno médio (180°) por 35 a 45 minutos dependendo do tipo de forma e força do forno. A forma pode ser redonda de 24 cm com ou sem furo no meio ou retangular média normal ou com tefal.

Desenforme e acrescente recheio e cobertura combinando as alternativas conforme seu gosto.

VARIAÇÕES:

Você pode fazer um bolo mais integral substituindo uma xicara de açúcar refinado por uma xicara de açúcar mascavo e uma xicara de farinha de trigo comum por uma xicara de farinha de trigo integral.

Uma colher de sopa de essência de baunilha, de rum ou de nozes (ou outras a gosto) podem acrescentar experiências interessantes.

Quando utilizar fubá ou amido de milho você pode distribuir cubos de 1cm de goiabada empanados em amido de milho sobre a massa já na forma, antes de ser assada (empanar os cubos no amido é essencial para que os mesmos não afundem na massa e grudem no fundo da forma). Cerca de meia xícara é o suficiente. Não exagere na quantidade pois pode afetar o equilíbrio da massa e evitar o crescimento completo do bolo.

Uvas passas e frutas cristalizadas também são alternativas. Deixe-as de molho em conhaque ou rum logo no início do preparo. Após colocar a massa na forma, escorra as passas ou frutas, passe-as em amido de milho e distribua sobre a massa. Cerca de meia xícara é o suficiente. Não exagere na quantidade pois pode afetar o equilíbrio da massa e evitar o crescimento completo do bolo.

Você também pode utilizar nozes, castanhas do pará, castanhas de cajú sem sal, amendoim sem sal, avelãs, amêndoas.... Sempre cerca de meia xícara de qualquer delas ou de um mix delas, picadas não muito miúdas. Não exagere na quantidade pois pode afetar o equilíbrio da massa e evitar o crescimento completo do bolo.

Se você utilizar o liquidificador para bater a massa é necessário ajudar o batimento com uma colher ou pão duro, com cuidado para não pegar na faca.

Se você utilizar a batedeira, bata as claras em neve antes, como opção pois deixa a massa um pouco mais aerada. Misture as claras no final com um garfo para não quebrar demais o aerado por ela proporcionado.

Então veja que com uma única receita você tem inúmeras opções de sabores, coberturas e recheios. Ou simplesmente ter um bolo “seco”, como é chamado em algumas regiões do país. Acompanha um chá ou cafezinho numa boa!

Bom, esperamos que você possa curtir produzir um belo bolo caseiro.

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *