Mais de 10 segredos medicinais do Limão

limão - alimentos medicinais

Gente boa! Segredos do Limão é o primeiro de uma série de artigos sobre Os Poderes Medicinais dos Alimentos.

Vamos abordar muitas questões interessantes e sérias sobre os poderes medicinais dos alimentos, especialmente frutas, verduras, legumes, hortaliças e chás.

Parte do material tem como base o livro “100 Sucos Com Poderes Medicinais” do Dr Lelington Lobo Franco, editora Elevação, 2005, SP (encontrado nas livrarias ou até mesmo em pdf para baixar). Outra parte é resultado de pesquisas na própria net e essas fontes serão sempre citadas quando for o caso.

Neste primeiro artigo falaremos sobre os efeitos práticos do limão, além de um panorama geral sobre os sucos naturais.

Um Panorama Geral

limão alimentos medicinais

A finalidade da vida é em última análise ser feliz. E isso implica em ter saúde, pois a falta desta complica um bocado a vida embora não extingua a possibilidade de ainda assim ser feliz.

A alimentação mais natural, voltada a ingredientes não industrializados colabora imensamente na manutenção preventiva do nosso corpo. Isso não quer dizer que devemos ser radicais e não consumir nada que a tecnologia nos proporciona.

Buscar uma alimentação mais natural não é ser radical mas sim ser consciente de que muito das nossas doenças são resultantes da forma como nos alimentamos.

E aqui não temos somente a questão do que ingerimos, mas também as condições nas quais os ingerimos.

Muita coisa boa acaba por nos fazer mal em função das condições de seu consumo. A correria, comer sem nem mesmo sentir o sabor do que se come, misturar ingredientes que juntos anulam um o efeito do outro, e assim por diante...

Portanto a busca por elementos mais naturais em nossa alimentação parte de uma consciência.  De uma necessidade que nosso organismo tem e de uma preocupação de trabalharmos preventivamente na manutenção do nosso corpo. Afinal ele é veículo que nos conduz pela vida.

Seja você um trabalhador braçal ou um intelectual, seja você um morador do norte ou do sul, de lugares muito frios ou muito quentes. Todos nós podemos nos prevenir e consumir alimentos que nos auxiliem no dia a dia.

Alimentos que podem nos ajudar nas pequenas oscilações de saúde que enfrentamos na vida. E também nos desgastes que nosso organismo vai sofrendo com o passar do tempo.

Five for Day

limão alimentos medicinais

Os sucos, assunto básico deste primeiro artigo, contém minerais que reduzem a acidez de nosso sangue, vitaminas que nos tonificam e nutrem. Além dos açúcares naturais que nos energizam.

Eles nos desintoxicam, aguçam nosso paladar e visão pela variedade de cores e sabores.

Consumir pelo menos cinco variedade de frutas e cinco de legumes e hortaliças por dia reduz em até 50% a probabilidade de desenvolvimento de câncer, segundo o Dr Glayds Block da Universidade da Califórnia.

Tanto que existe nos Estados Unidos uma campanha “Five for Day”, que estimula a população a consumir essas cinco variedades de frutas e de legumes e hortaliças por dia. Essa mesma campanha foi lançada pelo Dr Lelington Lobo Franco em seu livro supra citado.

Fica aqui a dica: “5 por dia” para um futuro melhor pra cada um de nós!!!

Limão: o Rei dos Frutos Curativos

limão

O limão é um verdadeiro tesouro da natureza. Segundo o site www.ahau.org ele pode ser considera “o rei dos frutos curativos”. O pensamento popular nos diz que ele acidifica o sangue, é agressivo ao estômago, descalcifica e enfraquece o organismo, mas é tudo falso!!!

O limão in natura é ácido sim, porém no processo digestivo se comporta como um alcalinizante e neutraliza a acidez do nosso organismo. Além disso seus sais geram carbonatos e bicarnonatos de sódio e potássio que também ajudam a neutralizar a acidez.

Enfim você poderá encontrar todas as propriedades do limão no site da ahau (www.ahau.org ) e no livro citado do dr Lelington Lobo Franco.

Ele é um dos principais elementos naturais que ajudam no combate a inúmeras doenças e situações de prevenção em nosso organismo.

 

Limão Na Prática:

limao
  • Suco de 2 limões dissolvidos em 1 copo de água com 10 gotas de azeite de oliva, tomado 2 vezes por dia combate a acne.
  • Chá de gengibre morno com suco de 2 limões e adoçado com mel combate a afonia, caso você tenha se esforçado numa palestra ou cantoria.
  • Suco de 1 limão batido com uma maçã sem casca e 200g de melancia ajuda na prevenção e tratamento do câncer de forma genérica e no processo de equilíbrio dos minerais do organismo.
  • Suco de 2 limões dissolvidos num copo de água, com 1 colher de sopa de azeite de oliva e duas colheres de sopa de lecitina de soja granulada, 2x ao dia ajuda no combate às pedras na vesícula biliar.
  • Para um sono tranquilo, suco de meio copo de maracujá com meio copo de água, batido com as cascas de 3 limões e 2 g de gengibre, adoçado a gosto e consumido antes de dormir.
  • Para ajudar na digestão e na sensação de “estômago pesado”, 1 copo de suco de 2 tangerinas com suco de 1 limão taiti, adoçado a gosto, após as refeições.
  • Como anti-gripal, o suco de 1 limão com meia maçã e meia cenoura e um copo de água, adoçado com mel, 3 x ao dia entre as refeições.

São muitas as aplicações do limão. Aqui apresentamos apenas alguns exemplos pra que você aprofunde sua consciência em relação aos alimentos naturais. Alem de ficar estimulado a pesquisar e identificar aplicações que se adequem ao seu caso ou o de familiares e conhecidos.

Sugerimos que utilize o mínimo possível de açúcares e adoçantes. Estes últimos, preferencialmente os de stévia, sem ciclamato, etc...

Mais Alguns Exemplos

  • Para a pressão alta, suco de 1 limão com 2 dentes de alho e 1 copo de água, batido em liquidificador e adoçado a gosto, 3 x ao dia entre as refeições.
  • Para ajudar no combate às infecções, suco de 1 limão com o de 3 laranjas, espremidos e adoçados a gosto (preferencialmente com adoçante) e com um pouco de gelo.
  • Para proteger os tecidos e as mucosas, suco de 1 limão com 5 folhas de hortelã ou menta, cascas de 1 limão, 1 copo de água, adoçado com mel. Bater em liquidificador, coar. Tomar 3 x por dia entre as refeições.
  • Três copos de suco de 1 limão em 200 ml de água por dia ajudam e muito no combate às câimbras.
  • Suco de 2 limões com um copo de água friccionados no couro cabeludo diariamente ajuda no combate à caspa.
  • Para ajudar na prevenção de náuseas em viagens ingerir o suco de 1 limão em 300 ml de água, adoçado com stévia ou puro, antes da viagem.

Mais uma vez fica aqui a dica “5 por dia”. Experimente implementá-la.

No próximo artigo O Gengibre.

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *