Fitness – Fisioculturismo – Modelando o Corpo

Aviso! Você sabe o que é Fitness?

Fitness

Há algum tempo tenho notado uma falha que não é percebida pela maior parte das pessoas. É comum ouvirmos a palavra Fitness pra cá, Fitness pra lá. Mas a maioria das propostas Fitness não abrange o seu total significado.

 Assim como eu fazia, muitas pessoas quando pensam: “O que é Fitness?”, já logo imaginam gente com roupas de ginástica, suando. Mas você vai ver que Fitness é muito mais do que isso!

Ao longo dos próximos parágrafos vou te contar qual a origem e significado, riscos do mau entendimento e o que o Fitness pode nos trazer de benefícios. É sempre bom saber um pouco mais sobre aquilo que pretendemos aplicar principalmente quando você vai afetar o seu próprio corpo. Não é nada legal chegar lá na frente e pensar: “Putz, eu não sabia!!!”.

Aproveite o conteúdo!

 

Um pouquinho sobre Fitness

Fitness

A primeira coisa que temos que entender é o significado desta palavra: Fitness. De origem inglesa que significa "estar em boa forma física" e é normalmente associado à prática de atividade física, mas boa forma física faz referência ao bom condicionamento físico ou bem estar físico e mental.

Formada a partir da junção de "fit" (que tem como um dos significados "boa forma") e "ness", um sufixo que transforma adjetivos em substantivos, designando um estado ou uma condição (por exemplo, "happiness", que significa "felicidade"). Portanto, fitness significa a resistência ou condição do corpo para funcionar com eficiência em todas as atividades do dia a dia e se manter saudável.

O termo fitness também pode ser traduzido como "aptidão", um termo utilizado em Biologia para designar a capacidade de um organismo para sobreviver e reproduzir no seu meio, transmitindo o seu gene às gerações seguintes, aos seus descendentes.

Também é conhecido como “malhado(a)” ou “em forma”, o que dá à palavra a conotação de treinamento ou condicionamento físico e é aí que mora o perigo.

Muita gente que está em busca de um “corpo perfeito” tem corrompido a expressão fitness, tentando dar a ela o sentido de prática de atividade física em busca “de resultados estéticos a qualquer custo”. A chave esta em saber qual é a diferença.

Vou te explicar de maneira simples e direta logo abaixo...

 

Como ficamos então?

Fitness

Na realidade o Fitness tem como função básica definir um padrão de treinamento de tal modo que um indivíduo possa alcançar um bom condicionamento físico que contemple os seguintes elementos: flexibilidade, força, eficiência cardiovascular, resistência aeróbica e resistência muscular localizada.

E para alcançar isso, o Fitness (e desta forma o entendemos como um conjunto de estudos específicos em torno da saúde) aplica treinamentos baseados no balanceamento de uma boa composição corporal. Isso significa sem excessos na porcentagem de gordura e com um bom índice de massa magra.

E assim o Fitness, em seu verdadeiro conceito, incentiva a busca do equilíbrio entre a dedicação e o prazer para alcançar o “bem estar do ser”, como um todo, incluindo aqui os aspectos de saúde mental e emocional. E não somente uma estética corporal. Fitness então não é estar “bombado”. Quantas vezes você viu a palavra Fitness associada à saúde metal e emocional?

Esse bem estar com certeza nos ajuda a controlar os sentimentos e as ansiedades da vida moderna. Tá explicado porque é tão importante compreender toda a abrangência do que é Fitness.  Mas de onde veio esse conceito?

Um pouquinho de história: Já ouviu falar em Wellness?

Fitness

Nos Estados Unidos, desde os anos 70 a Associação de Fitness já discutia a atividade física como instrumento da qualidade de vida e no meio dessa discussão chegaram a uma expressão menos conhecida que o Wellness, que significa bem estar mas com a inclusão de todos os aspectos de saúde. O Fitness portanto faz parte do conceito de Wellness.

E assim, essa área vem agregando profissionais não só de Educação Física, mas de outras áreas como nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e especialistas em geral.

Muitas pessoas se esquecem de contemplar o ser humano de forma integral, isto é, corpo, mente e espírito. Deixando de lado aspectos que são tão importantes quanto a nossa saúde física: o nosso bem estar físico, mental e emocional. Exercício não serve só para trabalhar seu corpo, mas sim para buscarmos uma vida melhor, sem medo de ser feliz.

equilibrio-felicidade

A gente vai sempre procurar as melhores fontes de informação pra que você possa decidir com consciência sabendo muito bem dos benefícios, dos cuidados e dos riscos que esse tipo de atividade envolve.

Espero que este artigo tenha sido útil e desejo, de verdade, que você deixe um comentário para eu saber que posso publicar ainda mais conteúdos de qualidade, como esse!

Temos uma página aqui com nossas recomendações em cursos, métodos e e-books relacionados com esse tema.

Um Excelente Viver pra Você!

 

MVE