Emagrecer – Neurose ou Necessidade – Faça de Forma Suadável

Emagrecer

Uma população obesa

Com o crescimento da população obesa, e o Brasil já tem mais da metade de sua população nessa condição, surgem inúmeras possibilidades para lidar com a questão. Como emagrecer?

Dietas, programas de emagrecimento, programas alimentares, médicos, nutricionistas, receitas, dicas, etc, etc...

A lista é grande e muitas e muitas vezes deixa a gente num sufoco danado sem saber o que é melhor ou mais adequado pra gente.

Continue lendo que no final damos algumas dicas pra cada caso.

Como isso acontece?

Emagrecer

Primeiramente temos que abordar o porque desse “engordamento” generalizado.

Um dos principais fatores é a vida sedentária. Mas você vai me dizer que corre o dia todo, pra cima e pra baixo e que a vida não é sedentária não.

Sedentário não significa paralisado, estático, sem ação. Significa aquele que não pratica ou pratica muito pouco de atividade física ou exercícios.

Então você corre, corre, mas no sentido da agitação do dia a dia, porém chega no escritório e senta numa cadeira confortável.

Corre pro almoço e senta pra comer. Corre pra casa, toma um banho e senta pra jantar e depois senta pra assistir TV ou navegar nos infinitos aplicativos, etc...

Alguns de nós se aventuram em academias, o que já um grande passo, porém nem sempre com um programa orientado e dirigido à sua condição geral.

 

Emagrecer x Alimentação: quando o olho é maior que a barriga...

Emagrecer

Essa é uma questão importantíssima. A maioria dos brasileiros se alimenta muito mal.

Como assim? Passa fome?

Não!

Apenas come muito do que não deveria comer e pouco do que deveria, e ainda muitas vezes nos horários mais equivocados possíveis.

Self-service. A perdição de todos os que não tem um mínimo de auto-controle.

No final de tudo, gorduras, gordurinhas, gorduretas, barriguinhas, barrigões e um baita problema pra resolver....

 

Como obter o peso ideal com as gordurinhas que nos tornam neuróticos?

Emagrecer

Também tem muita gente que não é exatamente um obeso, mas que é neurótico em relação às gordurinhas.

Temos que admitir que algumas dessas gordurinhas são muitas vezes inevitáveis, mas de qualquer forma é bom sempre se preocupar e cuidar do problema, antes que ele vire de fato um problema.

De qualquer forma, se ele já é um problema pra você ou se você está apenas evitando que ele seja um problema temos hoje muitas alternativas para lidar com a situação.

Médicos, nutricionistas, fisiculturistas, personal trainers, e outros tantos especialistas tem falado, comentado, sugerido e às vezes até imposto vários métodos, programas, receitas, exercícios, etc....

A consciência de seus hábitos ou de uma disfunção metabólica em seu corpo é a meu ver o primeiro passo para atacar o problema.

Consciência? Sim, consciência.

Mas não do tipo, sou gordo ou gordinho mas sou feliz.

O problema é a consciência do que faz bem e do que faz mal pra cada um de nós. Muita coisa é genérica, ou seja vale pra todos e muita coisa é específica.

Exemplo: seu problema pode ser apenas emagrecer, ou pode ser desejar um corpo bem modelado. São duas condições e circunstâncias distintas e exigem soluções distintas.

Aqui em nossa blogosfera falamos muito tanto de uma coisa como da outra. Veja aí nas categorias e tags ou clique nas palavras ou frases ressaltadas para maiores detalhes.

E sempre que a gente fala de obesidade, a maioria do pessoal já fica "com o pelo em pé", pensando nos prejuízos, especialmente os alimentares, que vão ter que encarar.

Mas creio que não é necessário e nem ajuda em nada esse tipo de pensamento.

A consciência é que faz com que você possa encarar os fatos e tomar decisões que não precisam ser de sofrimento, de frustração, de "pobre coitado", etc...

Sem consciência, cada vez que alguém te oferecer justamente aquele docinho, aquela feijoada, aquela gordurinha da picanha, não tem jeito. Você acaba cedendo.

Com consciência, você até prova um pedacinho, sem sofrer!

 

Disciplina, exercícios que dão resultado, e como perder a barriga?

Emagrecer

O segundo passo que acho ser fundamental é a disciplina. Qualquer que seja o método que você adote, é necessário muita disciplina para colocá-lo em prática. Todo dia e a cada dia persista na sua escolha. E o sucesso chega!!!

Muito parecido com disciplina é o foco. Sem foco, sem objetivo, sem direção ninguém chega a lugar nenhum. E aí você vira a famosa sanfona: engorda, emagrece, engorda, emagrece......

Outra coisa é que não dá pra gente ir sozinho nessa empreitada. É necessário um guia: pode ser um livro, um curso, acompanhamento médico ou de nutricionista, enfim tem que ser algo profissional.

O amadorismo pode te complicar ainda mais a vida e você ficar com dois ou mais problemas em vez de um só.

Exercícios que dão resultado são aqueles que são dirigidos ao seu caso. Agora se você não quer ou não pode contar com uma ajuda profissional, ande.  Andar é consenso universal. Somos uma máquina de movimento.

Agora pra perder e barriga e não encontrá-la novamente, é preciso uma dose de exercícios programados.

E muito cuidado com os remédios, pílulas, compostos, etc.... nem sempre isso é verdadeiro e eu já tive amigos que entraram em profunda depressão ao tomar remédios para emagrecer.

É muito triste, porque depois pra sair do buraco é muito complicado.

Bem, aqui no site você encontra algumas opções pra tratar dessa questão.

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.