Caminhando contra o vento….colhendo benefícios da caminhada

Gente Boa!  Se tem uma coisa que eu, Marcus,  não gosto é de caminhada...

Já caminhei muito em minha vida. Na época de escola ia e voltava a pé. Às vezes era pra livrar o dinheiro da condução pra outros fins, outras era a dureza da vida mesmo. Mas depois deste artigo acho que não terei chance alguma. Só me resta caminhar..

Controla a pressão, o diabetes,  protege contra demência e de quebra EMAGRECE ??

Caminhada

 Tem alguma coisa mais fácil de fazer do que caminhar?

Você não precisa de habilidade, é muito barato, pode ser feito a qualquer hora, não há restrição de idade e se você tiver uma esteira, pode ser feita dentro de casa mesmo. Bastam 10 minutos por dia e você já perceberá a diferença em uma semana.  Os benefícios são muitos.

Neste artigo você vai encontrar até a relação entre caminhar e o vício pelo chocolate. Além de 5 dicas para você conseguir atingir os resultados, rápido, prático e sem riscos. Continue lendo e verifique as vantagens que isso pode trazer para a sua vida.

Caminhe com a gente!

 

O QUE VOCÊ JÁ SABIA:

Pulmão e Circulação Mais Eficientes 

caminhada

Quando caminhamos o pulmão é muito beneficiado pois as trocas de gases ocorrem de forma mais forte eliminando uma quantidade maior de impurezas e evitando o surgimento de catarros e livrando o pulmão de poeiras.

Quando aconselhada por um médico a caminhada pode dilatar os brônquios prevenindo inflamações nas vias aéreas, tal qual a bronquite. É como se você tomasse um xarope bronquio-dilatador.

Apenas 40 minutos de caminhada e sua pressão arterial baixa por até 24 horas. Porque?

Durante a caminhada o fluxo de sangue aumenta, expandindo os vasos sanguíneos e diminuindo a pressão.

As válvulas do coração trabalham mais o que melhora a circulação de hemoglobina e oxigenação da células em função do maior bombeamento de sangue para os pulmões pois este enriquece o sangue com oxigênio.

E como as artérias, veias e vasos estão dilatados o transporte desse oxigênio todo fica facilitado e chega até as regiões mais extremas do corpo como braços e pernas.

 

Depressão x Sensação de Bem-Estar

Caminhada

A prática de exercícios físicos e especialmente a caminhada provocam a liberação de uma quantidade maior de endorfina, um hormônio produzido pela hipófise. Esse hormônio é responsável pela sensação de alegria e relaxamento o que ajuda de forma fantástica nos quadros de depressão.

Com o tempo, você começa a praticar ainda mais exercícios para sentir o efeito benéfico desse hormônio. É um círculo vicioso: caminhar mais – mais endorfina – mais ânimo para caminhar. E esse relaxamento todo te prepara para caminhar cada vez mais e vai afastando as sensações depressivas.

A depressão pode ter muitas causas. Se você sofre com ela, procure um médico para identificar a causa no teu caso, pois muitas vezes é necessária alguma medicação para ajudar no combate e eliminação dos sintomas. De qualquer maneira caminhar sempre ajuda. Já que achar a causa não é tarefa assim tão fácil.

Caminhar em parques ou jardins traz inúmeros benefícios para saúde mental, o humor e a autoestima.

Um estudo comparou dados de mil e duzentas pessoas de diferentes idades, gêneros e status de saúde mental.

Um dos resultados desse estudo mostrou que as pessoas envolvidas com caminhadas ao ar livre e a atividades como ciclismo, jardinagem, pesca, canoagem, equitação e agricultura, apresentaram melhora no humor e na autoestima, mesmo com poucos minutos diários de atividade.

Além de ser uma atividade excelente para por a conversa em dia. Pode ser uns daqueles poucos momentos que você tira para dedicar somente para você. O que é ótimo também para renovar as forças para o resto do dia.

 

Peso e Emagrecimento

Caminhada

Perder ou manter o peso é provavelmente o que mais motiva as pessoas a caminharem. Emagrece?

Sim. A caminhada acelera o metabolismo pelo aumento da circulação, respiração e atividade muscular o que provoca um consumo maior de gorduras localizadas, mesmo em algumas horas após o exercício.

Os músculos dos atletas convertem mais energia em calor do que os indivíduos sedentários. No entanto você deve moderar no consumo de calorias após o exercício. Não adianta nada consumir mais calorias do que você gasta, mesmo com a caminhada....

Isso vale sempre, mesmo se você correr, fazer musculação, aeróbica e gastar horas na academia. Se você ingerir mais calorias do que gastar, de nada vai adiantar. Óbvio.

Sonolência e Osteoporose

caminhada sonolencia

Durante o dia a caminhada provoca um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, que deixa o corpo mais disposto durante horas. E como o corpo todo passa a consumir mais energia, quando chega a noite o organismo adormece mais rapidamente.

Esse é o motivo pelo qual quase todos os que caminham não sofrem de insônia e consequentemente não sentem sonolência no dia seguinte.

Os nossos ossos são beneficiados pelo impacto dos pés no chão. O piezelétrico (estímulos elétricos nos ossos) é tremendamente favorecido com a movimentação de todo o corpo e com a compressão dos ossos da perna.

Isso tudo facilita a absorção de cálcio, ficando os ossos mais resistentes e menos vulneráveis em relação à osteoporose. Se você estiver na fase inicial da perda de massa óssea, caminhar é um bom modo de fortalecer os ossos.

E mesmo se o diagnóstico já for de osteoporose, o caminhar com frequência retarda o avanço da doença.

Vício de comer chocolate e o Cérebro

Caminhada

Estudos recentes demonstraram que 15 minutos de caminhada diária ajudam a reduzir o desejo pelo consumo de chocolate, pois como a caminhada gera a endorfina e outras substâncias que combatem o estresse a pessoa deixa de utilizar o chocolate que normalmente é consumido com essa finalidade além de ocupar o tempo com uma outra atividade.

Deixar o corpo em forma, melhorar a saúde e retardar o envelhecimento são consequências primárias do caminhar diário. Mas esse efeito antienvelhecimento do exercício pode beneficiar também nosso cérebro, aumentando seus circuitos e reduzindo os riscos de problemas de memória e de atenção.

Quando caminhamos nosso cérebro é estimulado a aumentar nossa coordenação além de receber diversos estímulos visuais, táteis, sonoros e olfativos. Além do aumento das possibilidades relacionais com os demais caminhantes.

 Dez quilômetros por semana são suficientes para evitar a diminuição do volume cerebral o que é decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive do Alzheimer, que mata lentamente as células.

AVC´s , Infartos e Diabetes

Caminhada e avc

Andar protege o corpo de doenças cardiovasculares pois controla a pressão sanguínea sendo que os vasos ficam mais elásticos e mais propícios a se dilatarem quando de alguma obstrução, impedindo o transporte do sangue ou mesmo o entupimento das artérias. Além disso ajuda a controlar o colesterol no corpo que deixa de se acumular nas paredes dos vasos sanguíneos evitando os infartos e avc`s.

A insulina, que é responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, é produzida em maior quantidade durante uma caminhada, pois estimula a atividade do pâncreas e do fígado pela maior circulação do sangue em todos os órgãos.

Como a caminhada é um treinamento aeróbico intenso é capaz de reverter a resistência à insulina, que tem enorme peso no desenvolvimento de diabetes. Isso é um fator muito importante e comprova que os exercícios têm ainda mais benefícios contra o diabetes do que se pensava anteriormente.

Aqui no MeueEu damos muita atenção aos aspectos que envolvem o nosso corpo, pois se queremos ter uma vida legal isso começa com o corpo. O bem-estar depende e muito das condições nas quais os processo metabólicos do nosso corpo acontecem, e olha que são muitos.

Alimentação, manter o corpo em ordem (emagrecer se for preciso), bonito (modelando sem exageros), e muitas outras abordagens é o que você sempre encontrará por aqui.

Então fica com a gente porque tem mais...

5 Dicas Simples para o Exercício da Caminhada e da Corrida:

Caminhada

Está na moda e faz realmente muito bem. Caminhar e correr são santos e poderosos remédios pra muitas condições físicas e espirituais da vida de todos nós. Por isso selecionamos 5 simples dicas para que você pratique esses exercícios numa boa e obtenha deles um resultado ainda melhor. Confira:

  1. Pisada : começar com o calcanhar e seguir gradativamente para a ponta do pé.
  2. Respiração : na corrida tentar manter o mesmo ritmo de respiração da caminhada. Inspirar pelo nariz e expirar pela boca nem sempre é possível, portanto há outras duas opções: inspirar e expirar pelo nariz e pela boca ou inspirar pela boca e expirar pelo nariz. Na corrida é necessário mais oxigênio e o nariz nem sempre proporciona todo esse oxigênio necessário po isso você pode e deve utilizar a boca para obter um pouco mais de ar. O importante é manter uma respiração calma e ritimada seja na caminhada ou na corrida.
  3. Barra de apoio: quando você utilizar a esteira, principalmente no começo, utilize a barra de apoio para as mãos para ajudar na segurança e equilíbrio, mas depois tente ir soltando gradativamente para que o caminhar na esteira seja como um caminhar ao ar livre, com os braços soltos acompanhando o movimento das pernas. E depois quando você partir para a corrida na esteira seus braços devem assumir uma posição flexionada porém sem tensão tornando o exercício mais leve.
  4. Postura:  na caminhada -  manter o tronco reto com o abdomem contraído pra ajudar a sustentar a postura. Na corrida -  o tronco fica levemente projetado para a frente e os braços devem ficar sem tensão, especialmente nos ombros. Os movimentos dos braços são amplos e livres com os cotovelos em ângulo próximo aos 90/ 100 graus. O Abdomem fica super contraído ajudando na sustentação da postura.
  5. Água: mantenha sempre perto de você uma garrafinha de água e tome pequenos goles durante os exercícios, seja na caminhada, seja na corrida. É extremamente importante manter o organismo hidratado durante os exercícios.

            Ficamos por aqui, mas você pode navegar pelo site e verificar que tem muitas informações excelentes, porque nosso foco é você. Visite também nossa “blogosfera” onde você encontra muito material para seu desenvolvimento pessoal, espiritual, financeiro, ….

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *