Uma Receita da Hora – Bacalhau – Alimentação saudável

Bacalhau, alimentação saudável, cuidado do corpo

Olá Gente boa!

Continuamos com receitas de Alimentação Saudável!

Neste tempo em que muitos não consomem carnes sugerimos uma opção bem interessante e saborosa para uma Alimentação Saudável!

Olhem só esta receita de bacalhau que preparamos em muitas ocasiões. Pra quem não sabe gostamos muito de cozinhar e fomos proprietários de um restaurante por 14 anos. Mas lá no restaurante nós não cozinhávamos não, só dávamos palpites!!!

 

Bacalhau Especial

Ingredientes:

1 kg de bacalhau desfiado

1 kg de batata

1 pimentãp verde

1 pimentão amarelo

3 tomates maduros mas firmes

2 cebolas médias

3 dentes de alho

10 cm de alho poró

orégano ou manjericão seco

azeite puro de oliva

azeitonas inteiras sem caroço ou fatiadas pretas e verdes

3 cx(de 200g) de creme de leite

1 pct de queijo parmesão ralado 100 g

sal a gosto

arroz branco cozido tradicionalmente

brócolis cozidos no vapor

alho frito em azeite para acompanhar o brócolis

tomates para salada

 

Modo de Fazer

Modo de Preparo - Bacalhau - alimentação saudável

Dessalgue o bacalhau, iniciando esse processo 2 dias antes, lavando-o inicialmente em água corrente e depois colocando num recipiente com água até que cubra o bacalhau. Coloque na geladeira. Troque a água 4 x ao dia.

No dia de servir escorra o bacalhau e reserve.

Descasque e cozinhe as batatas cortada em rodelas.

Pique os pimentões, a cebola, o alho, o alho poró, as azeitonas e os tomates e refogue tudo em azeite. Não coloque muito azeite logo de cara. Vá adicionando o mesmo aos poucos e a gosto. Adicione o orégano ou o manjericão a gosto. Idem para o sal.

Quando formar um caldo ralo e bem cheiroso acrescente o bacalhau desfiado. Se você não o comprou já desfiado, desfie-o sem esfarelar.

Deixe cozinhar por 40 a 60 minutos, regando com azeite aos poucos e acrescentando um pouco de água se necessário. Cozinhe até o bacalhau ficar macio.

Como Montar

Como montar - Bacalhau - alimentação saudável

Coloque a batata cozida no fundo de uma forma marinex de 20cmx40cm aproximadamente forrando-a por completo. Regue com azeite e polvilhe sal.

Despeje por sobre as batatas o bacalhau refogado, esparramando-o uniformemente por sobre as batatas.

Bata manualmente o creme de leite misturado com o queijo ralado, um pouco de sal e um pouco de azeite até ficar uniforme.

Despeje esse creme por sobre o bacalhau, polvilhe um pouco de queijo sobre o creme e leve ao forno médio (180 graus) por cerca de 30 a 40 minutos até gratinar. Verifique sempre se não está pegando no fundo. Evite colocar a forma na grelha de baixo muito perto do fogo.

Como Servir:

como servir -bacalhau especial - alimentação suadável

Sirva com arroz branco e salada de brócolis cozidos regados com alho frito, acompanhados de tomates frescos cortados à gosto (com pequenas folhas de manjericão se você utilizou o manjericão no refogado).

Um bom vinho branco ou tinto acompanha bem a ocasião.

 

Bom apetite!

Conheça outras receitas que disponibilizamos gratuitamente para você.

Além disso se você se cadastrar abaixo, terá acesso a vários livros digitais e pode receber nossa correspondência com as novidades nos posts e nos produtos e serviços que disponibilizamos em nossa blogosfera.

São muitas alternativas para todos os gostos, desde projetos de alimentação saudável, cursos para pratos especiais, métodos e sistemas de emagrecimento e manutenção da saúde física.

E na nossa blogosfera, soluções em cursos para melhorar seu posicionamento profissional e para auxiliá-lo em seu desenvolvimento pessoal.

Temos também livros, cursos e dicas de investimentos e finanças e como pensamos que uma pessoa é completa – corpo, mente e espírito – oferecemos uma série de reflexões no campo da espiritualidade.

Além disso tudo ainda temos um site com obras de artistas e artesãos, algumas para apreciação e outras para aquisição.

E também o blog oportunizando  que traz artigos e crônicas da vida que agregam valor e o blog ekoscoral para quem gosta de música coral.

Verifique essas alternativas todas nas abas e menus espalhados pelo site ou clicando nas palavras com link, conforme seu gosto.

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *