Alimentos com poderes medicinais – sucos -parte II – o Gengibre

Os Poderes Medicinais dos Alimentos

Gente boa!

Este é o segundo de uma série de artigos sobre Os Poderes Medicinais dos Alimentos. Vamos abordar muitas questões interessantes e sérias sobre os poderes medicinais dos alimentos, especialmente frutas, verduras, legumes, hortaliças e chás. Parte do material tem como base o livro “100 Sucos Com Poderes Medicinais” do Dr Lelington Lobo Franco, editora Elevação, 2005, SP (encontrado nas livrarias ou até mesmo em pdf para baixar); outra parte é resultado de pesquisas na própria net e essas fontes serão sempre citadas quando for o caso.

No primeiro artigo falamos sobre os efeitos do limão (clique aqui para acessá-lo). Neste artigo falaremos sobre os efeitos práticos do gengibre.

"Five for day"

Lembre-se da dica do Dr Lelington Lobo Franco: “5 por dia” para um futuro melhor pra cada um de nós!!!

O que é isso? É uma campanha para que cada um de nós consuma pelo menos 5 tipos diferentes de frutas e 5 tipos diferentes de legumes e hortaliças, por dia. Esse consumo tem um efeito preventivo magnífico em nosso organismo, nos livrando de muitas doenças provenientes de toxinas que ingerimos e acumulamos tanto pelas circunstâncias da vida como pela ingestão indevida de alimentos.

O Gengibre

Uma raiz tuberosa originária da Ásia e utilizada tanto na culinária como na medicina, o gengibre tem ação bactericida, desintoxicante, melhora o sistema digestivo, respiratório e circulatório além de ser termogênico (acelera o metabolismo e favorece a queima de gordura corporal), segundo o artigo do site http://www.minhavida.com.br/alimentacao/tudo-sobre/16281-gengibre-raiz-emagrecedora-e-anti-inflamatoria .

Pode ser consumido cru, em conserva, como chá ou como óleo. No artigo sobre receitas de sucos Detox mostro várias receitas de sucos que utilizam gengibre (acesse aqui).

O gengibre é descongestionante de vias respiratórias, possui ação antibiótica e anti-inflamatória, ação anti-depressiva que evita stress e ansiedade, e indicado contra enjoos marítimos ou aéreos.

Como o limão, o gengibre é um verdadeiro tesouro da natureza.

Ele é um dos principais elementos naturais que ajudam no combate a inúmeras doenças e situações de prevenção em nosso organismo.

 

Seguem alguns exemplos:

Chá de gengibre morno com suco de 2 limões e adoçado com mel combate a afonia, caso você tenha se esforçado numa palestra ou cantoria.

Para combater a asma e a laringite, bata no liquidificador 1 fatia de abacaxi (250g), 1 colher de chá de gengibre ralado, 10 folhas de hortelã, 1 copo de água e 1 colher de sopa de mel, e tome 3 vezes ao dia entre as refeições.

Para um sono tranquilo, suco de meio copo de marucujá com meio copo de água, batido com as cascas de 3 limões e 2 g de gengibre, adoçado a gosto e consumido antes de dormir.

Para tosses, asma e afonia, centrifugue 1 cenoura, 1 colher de chá de gengibre, 2 ramos de hortelã pimenta; coe e adoce com 1 colher de sopa de mel de eucalipto. Se não tiver centrífuga bata no liquidificador com um pouco de água, coe e adoce.

Para bronquite crônica e asma faça um xarope com 10 folhas de hortelã, e talos de agrião, 1 folha de guaco, 1 colher de chá de gengibre ralado, meio copo de suco de acerola, 1 colher de sopa de mel de eucalipto, 5 gotas de óleo de copaíba, e 2 copos de água. Aqueça a água até o ponto de fervura e despeje sobre as folhas de hortelã, o guaco, o agrião, e o gengibre, e abafe por cerca de dez minutos. Num liquidificador bata o mel, o chá das ervas (feito no primeiro passo), o suco de acerola e o óleo de copaíba. Tome 20 ml (meio copinho de café) várias vezes ao dia.

Para ajudar na diminuição de colesterol, bata em liquidificador, meia cenoura, meia maçã, 5 g de gengibre, 2 ramos de salsinha e 1 copo de água, e tome duas vezes ao dia entre as refeições.

Para rejuvenescer (e quem não quer heim?), bata em liquidificador meia maça, meia banana, 2 castanhas de caju, meia cenoura, 2 g de gengibre, 1 copo de água, coe se necessário e adoce a gosto. Tome duas vezes ao dia entre as principais refeições.

Para ajudar a emagrecer, ferva 10 g de gengibre em meio litro de água por dois minutos. Coe e despeje o chá de gengibre sobre 10 flores de hibisco abafando por 5 minutos. Tome durante o dia.

 

As famosas pastilhas ou balas de gengibre são ótimas para prevenir ou atenuar os efeitos dos enjoos e náuseas de movimento (terrestre, marítimo ou aéreo).

 

São muitas as aplicações do gengibre. Aqui apresentamos apenas alguns exemplos pra que você aprofunde sua consciência em relação aos alimentos naturais e fique estimulado a pesquisar e identificar aplicações que se adequem aos seus casos próprios ou de seus familiares e conhecidos.

 

Mais uma vez fica aqui a dica “5 por dia”. Experimente implementá-la.

 

No próximo artigo: Maçã.

 

Além disso quando você se cadastrar abaixo, terá acesso a livros digitais também gratuitos.

Receba nossa correspondência com as novidades da nossa blogosfera. São muitas alternativas para todos os gostos.

Verifique essas alternativas todas conforme seu gosto. É só clicar!

Cadastre-se e curta!

Por hoje é só!

Um Excelente viver pra você!!

Marcus e Mel

MVE Produções

P.S.:

Gostou?

Compartilhe este artigo com seus amigos.

       

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *